Blog

Latest posts

  • BIM na arquitetura traz mais recursos para a disciplina

    ·

    BIM na arquitetura traz mais recursos para a disciplina

    O BIM na arquitetura oferece diversos recursos aos profissionais que garantem mais controle de design, velocidade e qualidade aos projetos. Com o conceito BIM arquitetura, as percepções dos profissionais a respeito do projeto ganham um grande incremento desde o início, a partir da visão tridimensional e detalhada, que também oferece recursos de sequenciamento para estimativas…

  • BIM Mandate: entenda o que é

    ·

    BIM Mandate: entenda o que é

    O BIM Mandate pode ter duas interpretações: o documento (Manual do BIM) que detalha aspectos de modelagem ou mandato BIM, que é um padrão que estabelece políticas de implementação da metodologia em certos países. Neste aspecto, o BIM Mandate Brasil é a Estratégia BIM BR, lançada pelo decreto 10.306, de abril de 2020. No decreto, …

  • Autodesk Design Review: saiba como usar a ferramenta

    ·

    Autodesk Design Review: saiba como usar a ferramenta

    O Autodesk Design Review é uma ferramenta muito funcional para quem precisa visualizar arquivos 2D e 3D a partir de dispositivos móveis. É uma solução que permite economizar recursos financeiros e tempo dos profissionais do setor quando necessitam revisar dados do projeto em campo, mas não contam com o hardware onde estão os arquivos do…

  • Famílias Revit grátis: saiba onde encontrar

    ·

    Famílias Revit grátis: saiba onde encontrar

    Encontrar facilmente sites para baixar famílias Revit grátis é muito importante para que os arquitetos e engenheiros deslanchem os seus projetos BIM. Assim, o avanço do uso do Building Information Modeling exige novas iniciativas para disponibilizar arquivos de elementos BIM, como as bibliotecas de Revit grátis. Essa é uma medida fundamental para que os profissionais…

  • A História do BIM no Brasil

    ·

    A História do BIM no Brasil

    O uso do BIM no Brasil vem caminhando para proporcionar uma indústria construtiva cada vez mais organizada, eficiente, sustentável do ponto de vista ambiental e financeiro e com mais eficiência. Essa história começou no início dos anos 2000, ainda sem definições de regras ou padronizações para o setor, porém, os exemplos internacionais mostraram que o…

  • BIM 5D: orçamentação precisa e confiável

    ·

    BIM 5D: orçamentação precisa e confiável

    A complexidade que envolve a elaboração de captação de quantitativos e orçamentação de custos dos projetos é um dos grandes desafios do setor construtivo.  A maior expectativa é por exatidão nos números, com previsibilidade e gerenciamento dos recursos. Com o BIM, a dimensão 5D entra em cena para dar mais assertividade e confiança para esse…

  • Arquitetura e análise estrutural: uma nova interoperabilidade

    ·

    Arquitetura e análise estrutural: uma nova interoperabilidade

    Quem atua no setor  construtivo sabe que nem sempre a relação entre arquitetura e análise estrutural é tão próxima. Porém, a partir de uma atualização da nova versão  do Archicad, essa relação ficou mais íntima. A partir do Design Integrado, que é um dos novos recursos do Archicad  24, é possível integrar modelo arquitetônico e…

  • EAP (Estrutura Analítica de Projeto) em BIM

    ·

    EAP (Estrutura Analítica de Projeto) em BIM

    A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) em BIM é extremamente importante para definição de todo o trabalho necessário para a conclusão de um projeto e garantir um planejamento mais assertivo. Ao analisar a complexidade que envolve um projeto de construção, essa ferramenta se torna uma forma eficaz para organizar a execução das atividades, que são…

  • Arquitetura e tecnologia: um casamento perfeito para o bem do setor

    ·

    Arquitetura e tecnologia: um casamento perfeito para o bem do setor

    Arquitetura e tecnologia estão caminhando lado a lado para proporcionar melhores processos construtivos sem perder de vista a criatividade.  Enquanto a arquitetura vem se  aproveitando das facilidades possibilitadas pelos avanços tecnológicos,  ainda pode  olhar o passado para inspirar o design.  Essa é uma tendência cada vez  mais presente nas Cidades Inteligentes que fazem  uso de…

  • Archicad 24: conheça novos recursos para fluxos e MEP

    ·

    Archicad 24: conheça novos recursos para fluxos e MEP

    Profissionais do setor AECO que trabalham com o Archicad ganharam novos recursos para atuar com a modelagem MEP (Projetos de Mecânica, Elétrica, ar-condicionado e infraestrutura predial) com a versão Archicad 24. Logo de início, uma das grandes vantagens  da atualização do software para quem adota a modelagem MEP é que agora esses recursos são parte…