A definição de uma estratégia nacional busca garantir institucionalidade ao tema e harmonizar as ações de agentes públicos e privados na disseminação deste modelo no território brasileiro. Dessa forma, espera-se ganhos em economicidade e qualidade nas obras brasileiras, inclusive as públicas, e um substancial aumento da produtividade da construção civil, tornando-a mais competitiva e eficiente.
Tendo em vista suas atribuições e competências singulares, o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling – CE-BIM é constituído pelos seguintes órgãos: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Defesa e Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O CE-BIM tem caráter temporário, com atribuições específicas à proposição, no âmbito do governo federal, da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil. Convém frisar que, tendo em vista a necessidade de análise técnica para subsidiar as decisões, o CE-BIM dispõe do suporte de Grupo de Apoio Técnico (GAT-BIM), constituído por servidores indicados por cada órgão que compõe o Comitê Estratégico. Ademais, conta com Grupos ad hoc (Grupos Temáticos) com o intuito de discutir temas relacionados a eixos estratégicos tais como Capacitação de Recursos Humanos, Compras Governamentais, Regulamentação e Normalização, Plataforma BIM e Infraestrutura Tecnológica.
Legislação aplicável:
Decreto de 5 de junho de 2017.
Institui o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (CE-BIM).
Portaria nº 1734-SEI, de 8 de setembro de 2017.
Designa os membros do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (CE-BIM).
Resoluções CE-BIM:
Aprova o Regimento Interno do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling – CE-BIM.
Designa os membros do Grupo de Apoio Técnico – GAT-BIM.
Institui cinco grupos ad hoc
Institui a composição do Grupo de Regulamentação e Normalização.
Institui a composição do grupo ad hoc de Infraestrutura Tecnológica.
Institui a composição do grupo ad hoc Plataforma BIM.
Institui a composição do grupo ad hoc de Compras Governamentais.
Institui a composição do grupo ad hoc de Capacitação de Recursos Humanos.
Clique na imagem para aceso ao vídeo do MDIC e ABDI
Fonte: http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/ce-bim