BIM - Grupo AJ

BIM

BUILDING INFORMATION MODELING

A TECNOLOGIA BIM

Existem diversas definições sobre os conceitos que envolvem a tecnologia BIM, transcrevemos aqui uma das principais, desenvolvida por Eastman, em seu livro BIM Handbook:

“Modelagem da informação da construção (Building Information Modeling – BIM) é um dos mais promissores desenvolvimentos nas indústrias de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Com a tecnologia BIM, um ou mais modelos virtuais precisos de um edifício são construídos digitalmente. Eles dão suporte ao projeto através de suas fases, permitindo uma melhor análise e controle de processos manuais.

Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm a geometria precisa e os dados necessários para apoiar a construção, fabricação, e atividades de compras por meio do qual o edifício é realizado… (A tecnologia) BIM também acomoda muitas das funções necessárias para modelar o ciclo de vida de um edifício, fornecendo a base para novas capacidades de concepção e construção e para mudanças nos papéis e relações entre a equipe do projeto. Quando bem adotada, (a tecnologia) BIM facilita um processo de projeto e construção mais integrados que resultam em edifícios de melhor qualidade, com menor custo e duração do projeto reduzida.”

COMO FUNCIONA

BIM é uma das mais inovadoras tecnologias para o setor da construção. Possibilita que uma edificação seja desenvolvida de forma virtual, permitindo que todas as informações estejam disponíveis de forma inteligente para todos os profissionais envolvidos no projeto, planejamento, orçamento e construção até o usuário final.

TECNOLOGIAS BIM

3D

O 3D dentro do BIM significa a tanto a modelagem da forma de um elemento (uma parede, por exemplo) como a associação deste elemento aos atributos que caracterizam a função daquele elemento dentro do modelo virtual (matriais, se terá função estrutural, em qual nível será construída, etc). Permite, entre outras vantagens, a detecção de conflitos entre os elementos.

4D

Processo que utiliza a modelagem 3D BIM, acrescentando as informações do tempo e das tarefas a serem executadas para a construção, gerando o planejamento da obra. Permitindo gerar animações da sequência temporal da construção, checar a logística do canteiro e conflitos entre os elementos envolvidos nas várias fases da construção.

5D

Processo que vincula o modelo virtual 3D BIM a uma base de dados orçamentária através de parametrização entre os elementos modelados e o código de composição do mesmo. Desta forma é possível estabelecer o orçamento da obra baseado em dodos precisos do modelo, evitando perdas de informação e erros.

6D

O BIM 6D, envolve o processo de alimentar o modelo virtual com informações que vão dar suporte as atividades de uso e manutenção da edificação após entregue, ou seja, suportar o Facilities Management. É possível atrelar ao modelo a garantia dos equipamentos e sistemas instalados, prazos de manutenção, informações sobre os fabricantes e fornecedores, custos de operação, etc.

7D

Em alguns locais pode ser conhecido como 6D, mas o 7D BIM envolve estudos sobre a eficiência e sustentabilidade da edificação. Tendo o modelo 3D BIM repleto de informações sobre os elementos da construção, pode-se simular o comportamento dela em relação ao consumo de energia, desempenho térmico, bioclimático, etc.

PERGUNTE AO ESPECIALISTA

COMO SE TRABALHA DE FORMA COLABORATIVA?

Os arquitetos e engenheiros brasileiros não estão acostumados a trabalhar de forma colaborativa. Dentro do GAJ, arquitetos e engenheiros são estimulados a sentarem em uma mesa de reunião desde da primeira fase de projetos (Estudo Preliminar) e discutirem as ideias para o novo projeto de forma conjunta. A partir dessas discussões, o projeto flui de forma mais tranquila e dúvidas são tiradas em tempo real com os demais projetistas (civil, mecânico, elétrica, etc). Com isso, o projeto sai ma

COMO SE FAZ COMPATIBILIZAÇÃO EM BIM?

São vários passos que precisam ser dados para se chegar à compatibilização entre projetos. O primeiro deles pode ser a migração 2D para 3D. Isso acontecerá se os projetistas trabalharem em CAD de forma tradicional. A segunda fase é levar para o Autodesk Navisworks, onde criamos um relatório com todas as interferências entre os projetos. Esse relatório é apresentado em 2D e em 3D, para que o cliente tenha um modelo completo de toda a edificação, com capacidade de visualização através do Autodesk Navisworks.

COMO SE IMPLANTA BIM EM EMPRESAS?

A partir de um breve contato com a diretoria, podemos definir estratégias para a implantação de uma empresa. Essa conversa será o ponto de partida para outras reuniões, incluindo as equipes de projeto e TI para entender do negócio, da sua infraestrutura existente, dos seus recursos humanos, etc. Dessa maneira, através de uma consultoria para a Implantação, será possível ajudar o cliente a saber quais passos e quando esses passos serão tomados para essa migração de tecnologia.

Qs 1 - Rua 210, Lotes 19, 21 e 23
ED. Connect Towers, sala 2219
Taguatinga, Brasília – DF

  • (61) 3346-1213
  • (61) 3562-3095
  • (61) 98173-7060

NEWSLETTER

Faça parte do nosso mailing.
Envie seu email abaixo:

Copyright 2018 © Grupo AJ | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Public Online

Copyright 2018 © Grupo AJ
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Public Online

Atendimento online!