Olá pessoal,
nessa segunda semana do BIM Talks, iremos conversar sobre LEAN CONSTRUCTION (Construção Enxuta) em conjunto com o BIM.
Todos sabemos que a industria da Construção Civil está mal acostumada com a ineficiência. Tanto da parte da área de projetos, quanto da parte de planejamento quanto a parte de execução. O desempenho é ruim, apesar das diversas tentativas para diminuir custos, para aumentar a produtividade e a qualidade, e a tentativa de redução de tempo.
A ineficiência ocasionada por desperdícios de materiais ou pela execução de tarefas desnecessárias geram custos adicionais e comprometem a viabilidade financeira de uma obra.
O principal problema para essa ineficiência é a dificuldade de enxergar o fluxo da produção das ações e a falha na comunicação entre os atores envolvidos em todo o processo.
A utilização do BIM com a modelagem 3D dos projetos é fator de extrema importância para a implantação dos princípios LEAN, visto que permite melhorar a visualização do processo e da suporte para o planejamento e coordenação das ações.
A utilização paralela dos princípios LEAN com o BIM permitem definir a base para o desenvolvimento de um processo de coordenação de equipes, combinando ferramentas BIM com as técnicas LEAN, facilitando a integração das equipes e ações de todos os envolvidos no projeto.
Algumas das melhorias que podemos alcançar através da gestão integrada BIM-LEAN são melhorias no fluxo de trabalho na ordem de 25% para ambas as equipes, redução de atividades sem valor acrescentado em cerca de 30%, e aumento da qualidade e desempenho nos trabalhos. Reduzindo desperdícios significantes para as obras.
Para aumentar a eficiência do processo construtivo, o BIM permite a execução de atividades com melhor planejamento.Evitando desperdícios e retrabalhos.
“Como funciona o LEAN CONSTRUCTION?
Funciona em 4 fluxos, sendo eles:
1 – Fluxo de Montagem: é o modelo adotado nos orçamentos convencionais, que são segmentados pelos produtos intermediários (vigas, paredes, portas), e também nos planos de obra, nos quais são representadas apenas as atividades de conversão.
2 – Fluxo de materiais: Na Construção Enxuta, o fluxo de materiais compreende desde a matéria-prima até o produto final, e é construído por atividades de transporte, espera, processamento ou inspeção.
3 – Fluxo de Informações: Nesta filosofia, estão presentes os processos de natureza gerencial, tais como planejamento e controle e projetos. No caso de processos gerenciais, em vez de materiais, ocorro o transporte, espera, processamento e inspeção de informações.
4 – Fluxo de trabalho: Outro fluxo na produção que necessita ser gerenciado é o fluxo de trabalho. Esse fluxo trata do conjunto de operações realizadas por cada equipe no canteiro de obras.
Os 4 fluxos ajudam as empresas de construção civil a buscarem melhores resultados e obter benefícios como aumento de confiabilidade de prazos, melhoria da produtividade e também da racionalização nas obras.”
Nessa quarta, 12/06, às 20:00 h, teremos uma entrevista com a arquiteta Patrícia Bastos falando sobre Como Implantar o LEAN Office aliado ao gerenciamento de projetos de arquitetura.
Na quinta, 13/06, às 20:00 h, teremos o Engenheiro Tiago Campestrini falando da sua experiencia na junção do LEAN com o BIM.
Na quinta, 13/06, às 20:00 h, teremos o Engenheiro Tiago Campestrini falando da sua experiencia na junção do LEAN com o BIM.