MODELAGEM BIM (3D)

MODELAGEM BIM

O Grupo AJ trabalha, basicamente, com modelagem de informações, sendo provenientes de projetos ou levantamentos de clientes. Toda modelagem é baseada no software Autodesk Revit. A modelagem atende a todas as áreas de um projeto, passando pela arquitetura, urbanismo, estrutura, instalações prediais e industriais. A modelagem BIM é realizada para duas finalidades principais, Design e Construção. Para o uso no Design, é possível apresentar analises importantes sobre a construtibilidade da futura construção. Através do edifício virtual, podemos observar, antecipadamente, situações de conforto térmico, analisar o melhor uso de um terreno, analisar os gastos da construção, etc. tudo de forma antecipada. Para o uso em Construção, é possível analisar conflitos entre disciplinas, estimar custos, criar desenhos de fabricação de peças, detalhar e informar melhor quem for responsável por ler os projetos e construir. O Grupo AJ pode se tornar parte da sua equipe de desenvolvimento ou de canteiro de obras colocando um de nossos profissionais BIM no seu escritório ou em campo durante a duração do (s) projeto (s).

APRESENTAÇÃO 3D VIRTUAL

Apresentações em 3D estáticas ou animadas, renderizadas com apresentações de texturas e iluminação para dar a sensação de fotorrealismo. Esse trabalho permite que o cliente possa entender melhor seu projeto, poderá vender sua ideia para o mercado, facilitará a comunicação e a coordenação entre os envolvidos com imagens ou animações de alta qualidade. Também chamado de Maquete eletrônica, permite visualizar ambientes ou o projeto inteiro, deixando de lado a representação técnica e facilitando o entendimento.

  1. Perspectivas internas e externas
  2. Animações gráficas de ambientes e da edificação com câmera fixa.
  3. VRML (Realidade virtual) – acesso a edificação virtual semelhante a um jogo.

MODELAGEM AS BUILT

Com o acompanhamento de nossa equipe através da modelagem das alterações de projetos em uma obra, é possível manter um modelo atualizado para uso futuro no controle de manutenção do novo prédio. Além da atualização dos dados e do modelo, é possível registrar as mudanças através de fotos ou de escaneamento a laser (terceirizado) para conferir com o projeto executivo entregue para a obra. A partir disso, o prédio passa a ter um manual eletrônico disponível para o administrador do prédio, contando com toda a edificação em 3D para saber onde passam as tubulações e a estrutu

AUDITORIA DE MODELAGEM

Modelos BIM que não seguem uma certa qualidade de desenvolvimento não atendem as necessidades do cliente  em relação a retirada de dados do modelo para questões de construtibilidade, coordenação multidisciplinar de projetos, quantitativos,, etc. Para isso, um modelo deve passar por um checklist geral, para confirmação de dados para cada área e saber se o modelo atenderá a solicitação do cliente. Numa auditoria, o modelo é separado em partes e analisado, de acordo com tabelas de controle, cada família, cada configuração, cada modelagem. São gerados relatórios para entrega ao cliente para apresentação aos modeladores/projetistas com algumas sugestões ou críticas sobre o método usado. O Grupo AJ realiza a auditoria de duas formas: Consistência técnica, que faz referência às melhores práticas de modelagem BIM, e Nível de desenvolvimento ou detalhamento (LOD) de acordo com a finalidade e precisão do modelo em relação a desenhos 2D que possam ter sido usados para a modelagem.